EDUCORP, EM PARCERIA COM A CÂMARA DE MEDIAÇÃO, FORMA NOVOS MEDIADORES E REVALIDA TÍTULOS DA PRIMEIRA TURMA

FORMATURA NOVOS MEDIADORES

Em uma cerimônia referencial e emocionante, ocorrida na sala do conselho universitário da Unicamp, ocorreu em 03/05/24 a formatura de novos mediares. os formandos estão aptos a atuar não somente na Câmara de Mediação da Unicamp e em ações colaborativas da universidade, para as quais foram selecionados através de edital Educorp,  como também em mediações externas, em virtude da habilitação obtida pela Educorp como instituição formadora junto ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e diretrizes da Escola Nacional de Formação de Aperfeiçoamento dos Magistrados – Enfam.

A mesa solene de abertura foi composta pelas seguintes autoridades: Prof. Dr. Antonio José de Almeida Meirelles, Magnífico Reitor da Unicamp, Profa. Dra. Maria Luiza Moretti, Coordenadora Geral da Unicamp, Prof. Dr. Renato Cymbalista – Diretor de Direitos Humanos e Políticas de Reparação, Memória e Justiça da Universidade de São Paulo – USP e no ato representando a Pró-Reitoria de inclusão e pertencimento. Também compuseram a mesa a Sra. Maria Augusta Pretti Ramalho, Coordenadora Câmara de Medição da Unicamp e o Sr. Edison Cardoso Lins, Diretor-Executivo da Educorp. A Profa. Dra. Adriana Nunes Ferreira, Chefe de Gabinete Adjunta, designada pelo reitor para estruturar e acompanhar o curso, justificou ausência.  Como extensão de Mesa, evidenciando o esforço conjunto e o reconhecimento institucional pela iniciativa, participaram o Prof. Dr. Antonio Rodrigues de Freitas Junior, professor da Faculdade de Direito da USP, a Profa. Dra. Célia Regina Zapparolli, advogada e professora de mediação e conciliação, a Sra Mônica Rovigatti, Diretora-Executiva da Educorp na primeira turma. A Profa. Dra. Silvia Santiago, Diretora Executiva da Diretoria de Direitos Humanos da Unicamp, também justificou ausência.

A importância da formação
A formação de novos mediadores que cumpriram a carga horária total prevista para o curso, módulos teórico e prático e a renovação do credenciamento dos que concluíram o curso em 2019, tem relevância não somente no âmbito jurídico, mas também em muitas áreas do conhecimento e de ações visando a construção de uma Cultura da Paz. Fica evidenciada a relevância da formação da Unicamp, através da Educorp, em parceria com a Câmara de Mediação. Fica demonstrada a relevância e o interesse. A turma inclui formando de diversas instituições, além da Unicamp.

COMPOSIÇÃO DOS FORMANDOS:
● 50 SERVIDORES UNICAMP;

● 10 SERVIDORES USP; E

● 04 SERVIDORES DE INSTITUIÇÕES EXTERNAS À UNICAMP.

Além de consolidar A FORMAÇÃO DE 31 FORMADOS NA

1ª EDIÇÃO DO CURSO DE MEDIADORES E CONCILIADORES, QUE NESTA 2ª EDIÇÃO,

PARTICIPARAM DO PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO.

As coordenações da Educorp e da Câmara de Mediação destacaram a importância da formação ampliada e ambos destacaram a parceria entre os dois órgãos e os impactos como fator de Responsabilidade Social da Unicamp, junto à sociedade. O Diretor da Educorp ressaltou o trabalho em equipe, fazendo referências aos colegas Valéria Gouveia Martins e Alexandre Fagiani de Oliveira, ambos da Escola. Destacou ainda a importância da iniciativa, ocorrida na gestão anterior da Educorp, agora tendo continuidade e ampliação.    A Dra. Maria Luiza Moretti ressaltou a importância da formação e relacionou com sua experiência de atuação mediadora na área da saúde. O Magnífico reitor, Antônio José de Almeida Meirelles reforçou a importância da ação como um forte elemento na construção e na recuperação de sentidos civilizatórios da gestão de conflitos na comunidade Unicamp com importantes impactos externos.

Fotos: Rafael Marques (Educorp)