Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Parceria Educorp e Departamento de Enfermagem do HC implanta curso de Procedimentos e Técnicas de Enfermagem

Em parceria entre a Educorp da Unicamp e o Departamento de Enfermagem do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, com o apoio da Superintendência do hospital, teve início o curso Procedimentos e Técnicas de Enfermagem.  O público a ser alcançado é composto por enfermeiros e técnicos de enfermagem do HC, cuja ementa trata de cuidados baseados em protocolos como instrumentos para auxiliar a prática profissional da enfermagem e padronizar os cuidados prestados.

Os vídeos educativos foram construídos com base nos protocolos procedimentais (POP’s), posteriormente revisados pela equipe técnica da Educorp observado a qualidade das gravações, estão disponíveis na Intranet do HC e têm como objetivo padronizar a execução de técnicas fundamentais e minimizar a ocorrência de eventos adversos e variações na execução destas técnicas.

Edson Luiz Kitaka, da equipe Educorp, avalia que “é um programa muito valioso na capacitação dos profissionais da enfermagem para melhoria dos processos, na busca da qualidade dos atendimentos e na segurança dos pacientes”. Na opinião do Coordenador do Departamento de Enfermagem, Joaquim Antônio Graciano, “Isso torna o curso essencial para garantir uma assistência de alta qualidade, uma vez que permite ao profissional sistematizar suas ações e seguir uma rotina unificada na instituição”,

“A Plataforma Moodle disponibilizará gradualmente os vídeos em módulos, contemplando as 172 técnicas descritas no Manual de Técnicas de Enfermagem até o final do primeiro semestre de 2024”, explica Angélica Olivetto de Almeida, responsável pela Seção de Enfermagem em Educação Continuada do HC da Unicamp.

A produção conjunta de um curso tão bem elaborado e necessário, amplia e qualifica a oferta de capacitações aos profissionais da área da saúde da Unicamp, ação formativa da Educorp.   Importante salientar, que a construção do curso contou com a participação da equipe da Seção de Enfermagem em Educação Continuada, Grupo de Catéter Venoso de Terapia Infusional (GCATI) e Núcleo de Estomaterapia. Além da participação de enfermeiros e técnicos de algumas unidades do HC.

O Grupo de Trabalho desenvolveu as atividades considerando informações cientificamente fundamentadas em literatura e normativas de órgãos regulamentadores, segundo informação do HC.

Ir para o topo