Teve início nesta 6a., 29/07, por uma atividade de nivelamento, a primeira edição de um Curso de Formação de Mediadores em Libras, com perspectivas mais avançadas para quem possui a formação básica na linguagem. O diretor geral da Educorp, Edison Lins, avaliou como um passo importante e necessário. Houve também manifestação de Matheus Marchetti, responsável pela organização dos cursos da Educorp.

Portanto, uma ação formativa bastante relevante no que se refere aos desafios da plena inclusão de pessoas surdas. Há forte empenho da DeDH, Diretoria Executiva de Direitos Humanos, em parceria com a Educorp e outras instâncias da universidade para adoção de práticas inclusivas em todos os campos de atuação. Um dos profissionais da Unicamp, inscritos Alexandre Faggiani, do jurídico do SAE – Serviço de Apoio ao Estudante, é um exemplo da busca das unidades e órgãos respondendo ao desafio interno e também reforçar uma ação consistente de diálogo.

Cirlene Veturini, Analista de RH e responsável pelos cursos do campo de Gente e Cuida, vê como um avanço o formato mais avançado e entende que a primeira turma abre perspectivas para outras turmas e ações, no tema em pauta e para outros, como a linguagem Braille, que está em tratativa.