Estão abertas, a partir de hoje e até o dia 13 de abril, as inscrições para diversos cursos da Educorp com início no mês de maio de 2022. Entre os cursos, 3 são novos: Linguagem Simples, Descomplicando a Escrita II e Pesquisa de Mercado (Lei Federal 8.666/93 e Decreto Estadual 63.316/2018).

Nos últimos anos um tema abrangente dos mais procurados na Escola por impactar fortemente a rotina de trabalho é a comunicação humana, seja falada ou escrita.

Dentro deste contexto, o curso de Linguagem Simples tem como objetivo promover uma escrita voltada para facilitar o entendimento de textos e documentos sem perder a estrutura formal de cada um.

Nosso instrutor e perito Thiago Pinheiro Rosa, servidor da Faculdade de Tecnologia (FT Unicamp) em Limeira, elaborou este curso baseando-se em programas do Governo Estadual: “O setor público brasileiro possui algumas iniciativas de Linguagem Simples, como a Lei de Direitos dos Usuário de Serviços Públicos (Lei 13.460, de 26 de junho de 2017), mas a primeira política pública para tratar exclusivamente do tema surge em 2019 com a criação do Programa Municipal de Linguagem Simples da Prefeitura de São Paulo”.

O lançamento do curso vem ao encontro da soma de esforços no desenvolvimento de uma cultura capaz de estabelecer empatia, transparência e assertividade na comunicação das instituições públicas, assim como o lançamento do curso Descomplicando a Escrita II, também ministrado pelo servidor Thiago Rosa, e que traz novos e complementares conteúdos em relação ao curso Descomplicando a Escrita, oferecido pela Escola a partir de 2019.

“Descomplicando a Escrita, oferecido de 2019 a 2021, que conta com a reforma ortográfica e regras básicas de pontuação, justifica a necessidade de oferecimento dessa rápida e sintética capacitação para as áreas técnicas e administrativas que produzem centenas de milhares de documentos e atos administrativos cotidianamente, sob diferentes formatos e mídias. No curso Descomplicando a Escrita II abordaremos regência verbal, crase e colocação pronominal, estabelecendo conceitos introdutórios em vez de regras gramaticais complexas. Facilitaremos a produção escrita de modo a otimizar o tempo e a qualidade das redações”, finalizou Thiago.

Por fim, o curso Pesquisa de Mercado (Lei Federal 8.666/93 e Decreto Estadual 63.316/2018) é mais um da forte parceria entre a Escola e a Diretoria Geral de Administração (DGA Unicamp), que tem se estendido ao longo dos anos com diversos treinamentos.

O objetivo do curso é qualificar os servidores que exercem funções de compras e finanças com base na Lei Federal e no Decreto Estadual, que determinam a realização de pesquisa de mercado para a comparação de preço e a compra pelo melhor preço para as instituições públicas. O treinamento será conduzido pelos servidores da DGA Luiza Manzano de Oliveira, William de Souza Lima, Thiago Mendes Cardoso e Priscila Maria dos Santos.

Abaixo você confere a lista de todos os cursos com inscrições abertas. Para as informações completas de cada um deles, clique no nome dos cursos.

Lembre-se que as inscrições devem ser feitas até o dia 13 de abril pelos Representantes de Treinamento da sua Unidade/Órgão.