Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Linguagem Simples na Carta de Serviços da Prefeitura de Campina

Uma palestra sobre o tema Linguagem Simples marcou o início de uma primeira colaboração técnica da Educorp para equipes de diversos órgãos da Prefeitura de Campinas. A palestra, ministrada por Thiago Pinheiro Rosa, instrutor da Educorp e especialista no tema , ocorreu no salão vermelho da Prefeitura e reuniu dezenas de servidores das diversas áreas  da Prefeitura de Campinas, nesta quinta, 29/2. O evento foi aberto pela Secretária Eliane Jocelaine Pereira, titular da Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. A Secretária apontou que a Carta de Serviços, obrigação legal das prefeituras, em linguagem mais acessível para a população aproxima o munícipe do poder público municipal e amplia assim o alcance das políticas públicas. O  Diretor-Executivo da Educorp – Escola de Educação Corporativa da Unicamp, Edison Lins, evidenciou a importância da parceria técnica entre duas instâncias públicas e do impacto positivo para a população de Campinas, sede de uma importante Região Metropolitana Paulista. A adoção da Linguagem Simples está na pauta obrigatória de diversos órgãos públicos. É um dos cursos da Educorp mais procurados, por profissionais da Unicamp. Há um Grupo de Trabalho designado pela Coordenadoria Geral da Unicamp – Portaria 01/2023 que, em breve, apresentará um relatório com diversas atualizações e propostas baseadas no tema.  O instrutor da Educorp e especialista no tema, Thiago Pinheiro Rosa, também servidor da FT – Faculdade de Tecnologia e que preside o GT, avalia que “É um enorme privilégio poder colaborar com a iniciativa de incluir Linguagem Simples na elaboração da Carta de Serviços da Prefeitura de Campinas. Além da técnica de comunicação colaborar efetivamente para a redação de documentos simplificados, a motivação social também faz toda diferença, uma vez que proporciona o acesso aos serviços de maneira clara e transparente.”  

A Carta de Serviços ao Usuário está prevista no art. 7º da Lei nº 13.460/2017. A Carta de Serviços ao Cidadão informa  sobre quais os serviços prestados pelos órgãos da Administração Municipal, como acessar e obter esses serviços e quais são os compromissos de atendimento estabelecidos. A partir da transparência, no caso pela Linguagem Simples,  a Carta de Serviços se apresenta como um relevante instrumento educativo e elucidativo.  E, assim, a capacitação técnica da  tem forte impacto para ampliar acessibilidade e inclusão de cidadãs e cidadãos.

Linguagem Simples na Carta de Serviços da Prefeitura de Campinas
Dezenas de profissionais da Prefeitura acompanham palestra sobre Linguagem Simple
Linguagem Simples na Carta de Serviços da Prefeitura de Campinas
Esforço conjunto de várias Secretarias Municipais em parceria com a Educorp
Linguagem Simples na Carta de Serviços da Prefeitura de Campinas
Eliane Jocelaine, Secretária Municipal de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas: aposta na maior acessibilidade para os cidadãos.
Linguagem Simples na Carta de Serviços da Prefeitura de Campinas
Thiago Pinheiro Rosa, profissional da Unicamp, especialista em Linguagem Simples
Linguagem Simples na Carta de Serviços da Prefeitura de Campinas
Interação colaborativa PMC e Educorp,” a sociedade ganha”,
diz Edison Lins, da Educorp

https://fotos.campinas.sp.gov.br/index.php?/category/2282

Ir para o topo