A Escola de Educação Corporativa da Unicamp – Educorp abriu, em 26/04, uma série de mesas-redondas com o objetivo de expandir e reforçar o diálogo com a comunidade universitária para propor e responder às demandas formativas, tanto do ponto de vista da continuidade das ações realizadas quanto do contexto de pós-isolamento e das diretrizes da atual gestão na reitoria. Foi o primeiro evento presencial da Escola após mais de 2 anos de pandemia.

Intitulada “Os desafios da educação corporativa para o setor público”, a mesa-redonda foi aberta pela Coordenadora Geral da Unicamp, Profa. Maria Luiza Moretti, que apontou a pertinência do evento e reforçou as expectativas de continuidade e melhoria nas ações da Educorp, além de destacar as competências reunidas na condução da mesa, que teve a Profa. Juliana Arruda Leite (FCA) como mediadora, Profa. Milena Pavan Serafim (FCA), Prof. Oswaldo Gonçalves Junior (FCA), Ana Paula Montagner (CGU) e Tassiane Bragagnolo (FE) como debatedores.

Da esquerda à direita: Prof. Oswaldo, Tassiane, Profª. Milena, Ana Paula, Profª Maria Luiza, Profª Juliana e Edison Lins, coordenador da Educorp.

Docentes do curso de Administração Pública da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), Oswaldo e Milena fizeram um resgate histórico importante do percurso das ações formativas para o serviço público. Atualmente assessora de gabinete na CGU, Ana Paula também fez uma síntese carregada de momentos importantes no contexto da Universidade. Para arrematar as falas iniciais, Tassiane, que é supervisora de RH da Faculdade de Educação (FE), trouxe um olhar específico para a educação corporativa dentro das instituições públicas, sobretudo da Educorp, que foi objeto de estudo de sua monografia na pós-graduação em Gestão Pública.

A partir daí a conversa abrangeu também a plateia e gerou um rico diálogo entre diferentes perspectivas dentro da Unicamp. Entre os temas levantados, destacaram-se: ações de formação preocupadas com os direitos humanos e o meio-ambiente, a inclusão e participação sistemática dos docentes nas atividades da Escola e a necessidade de ampliar as conexões internas e externas.

Em breve divulgaremos as informações da próxima mesa redonda, que além de ser presencial, também contará com transmissão simultânea através de nosso canal no Youtube.

Enquanto isso, você pode nos escrever com sugestões, dúvidas, comentários, demandas. Sua participação é muito importante para melhorarmos sempre. Nosso e-mail é educorp@unicamp.br.