Fundamentos e Práticas em Educação Ambiental

Fundamentos e Práticas em Educação Ambiental

SOBRE O CURSO

  • Pilar: 
  • Eixo Temático: A Unicamp que nós queremos
  • Responsável: Matheus da Silva Marcheti Martins
    marcheti@unicamp.br
  • Código do Curso: 194
  • Modalidade: Presencial
  • Carga Horária: 60h
  • Vagas: 10

OBJETIVO

  • Propiciar aos servidores da UNICAMP – e em especial, aos Facilitadores do GGUS – uma formação mais aprofundada em Educação Ambiental, preparando-os para os desafios que encontram diariamente, em seus ambientes de trabalho, na gestão da Sustentabilidade.

Servidores, técnico-administrativos e docentes, da UNICAMP, principalmente os Facilitadores do Grupo Gestor Universidade Sustentável – GGUS.

Ementa

  • Bloco 1: “A Crise Socioambiental da Civilização”:
    Por meio de uma análise dos principais problemas ditos “ambientais” da modernidade, sob seus aspectos técnicos, sociais, econômicos, ecológicos, culturais e políticos, discute-se se a chamada “exploração da Natureza pelo Homem” não é mais uma das facetas da “exploração do Homem pelo Homem”. O principal objetivo deste bloco é a apresentação, discussão e compreensão de 4 das dimensões da crise: dimensão SOCIAL e POLÍTICA, dimensão COMPLEXA, dimensão COLETIVA e dimensão da relação entre as DIFERENTES ESCALAS. Propõe-se a construção de uma postura de verdadeiro respeito à diversidade no seu sentido mais amplo: ecológico, social e cultural. Também neste bloco, serão apresentadas e analisadas de maneira ampla e integrada as principais questões ditas “ambientais” nas suas diferentes dimensões. 
  • Bloco 2: “Educação Ambiental como resposta?”:
    Sob este tema, os encontros procurarão trazer um histórico do movimento ambientalista, seus principais documentos nacionais e internacionais e o percurso já realizado pelo movimento da Educação Ambiental. Serão apresentadas, estudadas e discutidas experiências de Educação Ambiental, inclusive com a possibilidade de visita a práticas de trabalhos comunitários com a postura socioambiental que se quer apresentar na disciplina. Serão apresentadas e discutidas as principais Políticas Públicas de Educação Ambiental, suas metodologias e fundamentos conceituais.
  • Bloco 3: “Encontro de sensibilização: preparando uma mínima intervenção possível”:
    Nesta fase, a disciplina propõe uma série de dinâmicas e atividades que têm por objetivo a sensibilização para as questões discutidas, procurando integrar uma dimensão racional e informativa a um trabalho sensível, afetivo, estético e formativo. Desta forma, acredita-se que toda a dimensão humana esteja presente na preparação de projetos de Educação Ambiental. Somente desta forma, acredita-se na possibilidade transformadora da Educação Ambiental, entendida como Educação Política e socialmente responsável. Os encontros se constituem numa das poucas oportunidades de real exercício de uma postura interdisciplinar em torno a uma questão que afeta a todos: a questão da sustentabilidade integral, que, de uma forma ou de outra, toca a todas as Profissões que deveriam se sensibilizar para discutir sua participação na construção de uma Sociedade mais justa, menos desigual e, portanto, mais sustentável.

Instrutor

Sandro Tonso
sandro@unicamp.br

Professor Doutor – Faculdade de Tecnologia (FT)

Sandro Tonso - Docente FT

Inscrição via Representante de Treinamento da sua unidade.