La�o Outubro Rosa

Palestra sobre Energia Solar

Publicado em 15.06.2018

Até o final do 2018 o Ginásio Multidisciplinar da Unicamp poderá ser autossuficiente em energia elétrica e, mais que isso, gerar excedente de energia para ser usado em outros prédios da Universidade. Isso graças à instalação de painéis para aproveitamento da energia solar, que estão previstos no programa Campus Sustentável. A terceira de um ciclo de três palestras sobre as ações desenvolvidas no programa foi nesta quinta-feira, 15, no auditório da Escola de Educação Corporativa da Unicamp (Educorp) com o professor Marcelo Gradella Villalva, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (Feec).

Villalva é coordenador do subprojeto Minigeração fotovoltaica que prevê não somente a instalação de sistemas para a geração de energia solar no ginásio, mas também em outras unidades como Museu Exploratório de Ciências, Instituto de Geociências (IG), Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE) e a própria Feec. O objetivo com os sistemas é gerar 2% da energia elétrica consumida hoje pelo campus de Campinas. Além da geração de energia, o programa permitirá diversos estudos na área de energia fotovoltaica.

O programa Campus Sustentável é uma parceria entre a Unicamp e a CPFL Energia. Lançado no final de março ele pretende estabelecer um modelo de eficiência energética na instituição. O investimento financeiro será de R$ 9,5 milhões de Reais, no âmbito dos programas de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e PEE (Programa de Eficiência Energética) da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), veja mais detalhes na página do programa. O ciclo de palestras deverá ser retomado no segundo semestre de 2018.