La�o Outubro Rosa

Palestra sobre uso racional de energia

Publicado em 11.05.2018

O projeto Campus Sustentável é resultado de uma parceria entre a Unicamp e a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Energia), que tem como objetivo estabelecer um modelo de gestão e eficiência energética que possa ser replicado em outras instituições de ensino superior do país. Iniciado em janeiro de 2018, o programa deve durar 36 meses, pretendendo obter uma econômica gradativa no consumo e gastos com eletricidade no campus de Barão Geraldo. A meta é economizar R$ 1 milhão/ano ao fim do projeto.

A primeira atividade foi realizada na sexta-feira (11), no auditório da Escola de Educação Corporativa (Educorp), com o professor José Tomaz Vieira Pereira, da Faculdade de Engenharia Mecânica e do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe). O professor apresentou conceitos, com questões mais técnicas ligadas à termodinâmica, e relacionando com o seu uso e às fontes disponíveis. Segundo José Tomaz Pereira, é importante que a questão da energia seja olhada do ponto de vista do usuário. "Não adianta você mexer nos equipamentos se não criarmos uma cultura de conhecimento sobre o uso da energia".

A programação do ciclo de palestras do Campus Sustentável seguirá no próximo dia 7 de junho, com uma apresentação sobre as iniciativas do projeto, com o professor José Luiz Pereira Brittes, da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). E no dia 14 de junho o tema da terceira palestra será sobre geração de eletricidade a partir do uso de painéis solares, com Marcelo Gradella Villalva, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Todas as atividades serão realizadas às 14 horas, no auditório da Educorp.

Veja a notícia completa no portal da Unicamp aqui

Veja as fotos: