Olhar para o mundo e ver que não somos só passageiros e que nossa existência depende diretamente das nossas ações do agora é entender que Sustentabilidade não fala só de flora e fauna, também fala de sobrevivência do ser humano.

A Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, quando adere aos ODS (objetivos do desenvolvimento sustentável) da ONU e estabelece a sustentabilidade como eixo transversal no seu planejamento estratégico, demonstra para a sociedade que não está desatenta desse olhar, e se movimenta para gerar um mundo mais justo com o ser humano e com o ambiente.

O que é desenvolvido, o que é pesquisado, o que é estudado, o que é aplicado, o que é gestado dentro da Universidade para que isso aconteça?

A Escola de Educação Corporativa da Unicamp – EDUCORP, a Diretoria Executiva de Direitos Humanos – DeDH, por meio da Comissão Assessora de Mudança Ecológica e Justiça Ambiental – CAMEJA, e a Diretoria Executiva de Planejamento Integrado – DEPI, realizarão em 2023 ações nos seus campi para divulgar, disseminar e engajar toda a comunidade e a sociedade nas frentes em que tem atuado.

No dia 10/03, haverá o lançamento desta Trilha de Sustentabilidade, que nos levará a caminhar entendendo que nossas ações resultarão em mudanças ao futuro da nossa espécie. Para esse importante evento, contaremos com a participação de Ailton Krenak, escritor, jornalista, ambientalista e líder indígena. Krenak é doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora e comendador da Ordem de Mérito Cultural da Presidência da República. É ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas, organizador da Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia.

Ao longo deste ano, durante a Trilha,  falaremos sobre: o que é Sustentabilidade, emergência climática, consumo sustentável, educação ambiental, resíduos, soberania alimentar, segurança energética  e mobilidade sustentável.

Dia 10/03 – 10h Lançamento da Trilha de Sustentabilidade

Convidado Especial – Ailton Krenak

Auditório 5 da FCM

Ou acompanhe ao vivo pelo Canal da Imprensa Unicamp – https://www.youtube.com/watch?v=iXO1jfCrjqs