
Aconteceu em 27/6, na Sala do Consu, a instalação oficial da Comissão Organizadora do X SimTec – Simpósio dos Profissionais da Unicamp. O encontro reuniu integrantes da Comissão Organizadora e da Coordenação Executiva envolvidos na construção da próxima edição do evento, que será realizada nos dias 22 e 23 de setembro de 2026. O período para envio de trabalhos ou para participação na Programação terá início até 22 de junho próximo. O evento faz parte da programação dos 6 anos da Unicamp e também dos 10 anos da Educorp.
A reunião contou com a presença do Prof. Dr. Paulo Cesar Montagner, reitor da Unicamp, o Prof. Fernando Coelho, Coordenador Geral da Universidade, que está no exterior, enviou uma mensagem de apoio ao evento. (ver vídeo).
Participaram da reunião, Edison Cardoso Lins, coordenador da Educorp e presidente da Comissão Organizadora do SimTec, e integrantes da Coordenação e da Comissão Organizadora (que se desdobra em diversos comitês).

Na abertura, o reitor Paulo Cesar Montagner enfatizou a valorização profissional representada pelo SimTec e agradeceu à equipe por assumir o desafio de organizar uma iniciativa desse porte. Também destacou o orgulho pelos resultados alcançados pela Universidade e pelo reconhecimento internacional da Unicamp, desejando um ótimo trabalho à comissão.
Edison agradeceu a presença dos participantes e destacou a importância da renovação e da continuidade do SimTec. Ele lembrou o forte vínculo institucional do evento, anteriormente organizado pelo GGBS e, desde 2019, conduzido pela Educorp. Também agradeceu à Faculdade de Ciências Médicas pela cessão do auditório para a realização da edição de 2026 e ressaltou que este ano também marca a comemoração dos 10 anos da Educorp.
Em sua mensagem, o Prof. Dr. Fernando Antonio Santos Coelho destacou que, no contexto das comemorações dos 60 anos da Unicamp, o SimTec reafirma o comprometimento dos profissionais da Universidade e sua contribuição para a excelência institucional. O coordenador-geral também ressaltou que o evento fortalece a troca de conhecimentos e o compartilhamento de práticas que podem ser aplicadas em diferentes áreas da Unicamp.
Durante a reunião, Ana Carolina Braz Moitinho, do HC, apresentou a proposta de programação para a edição de 2026. A organização prevê atividades estruturadas em quatro eixos: gestão, inovação, saúde e responsabilidade social. Inovação é o conceito da edição, e isso se expressará na programação, no formato de apresentação dos pôsteres e na dinâmica do evento. Haverá programação cultural e atividades sobre saúde mental, mesa-redonda sobre inovação na gestão pública, além de palestra voltada à boa saúde.

Angélica Olivetto de Almeida, enfermeira do HC, que atua em educação continuada e lidera a comissão científica, apresentou o novo formato de exposição dos trabalhos em “e-pôster”, com pôsteres eletrônicos exibidos em totens. A iniciativa busca modernizar a apresentação dos trabalhos e reduzir a geração de resíduos, contribuindo para uma realização mais sustentável do evento.
A instalação da comissão organizadora reafirma e fortalece o papel do SimTec como espaço de valorização dos profissionais da Unicamp, de compartilhamento de experiências e de reconhecimento de práticas desenvolvidas nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, inovação, gestão, saúde, sustentabilidade, cultura e responsabilidade social.
A Comissão Organizadora divulgará, em breve, novas informações sobre cronograma, inscrições, submissão de trabalhos e programação completa do X SimTec.

Texto: Edison Cardoso Lins e Guilherme Kawakami
Fotos: Guilherme Kawakami
