Bigode Novembro Azul

14.09.2017 - Programa de Idiomas no 2º semestre de 2017

Dando continuidade ao “Programa de Idiomas”, extensivo aos profissionais de apoio técnico e administrativo da Universidade, neste 2º semestre, a EDUCORP iniciou mais 17 turmas de capacitação na língua inglesa.

Alinhada às diretrizes da Universidade, especialmente com o objetivo estratégico de “Ampliar a internacionalização com docentes, discentes, pesquisadores e funcionários”, foram priorizados na distribuição das vagas, servidores que, na avaliação de competência linguística, mostraram-se aptos a cursarem níveis mais avançados do Programa, de modo a possibilitar sua aceleração no processo de comunicação oral. Também foram priorizados servidores lotados em secretarias, supervisões e diretorias de Unidades de Ensino e Pesquisa e Órgãos centrais de apoio acadêmico, que necessitam desenvolver e empregar a língua inglesa com maior autonomia e fluência, por atuarem na linha de frente com visitantes estrangeiros, sejam eles docentes, pesquisadores ou alunos, onde a necessidade de domínio do idioma é mais premente.

As turmas foram montadas a partir do nível Básico III (1 turma), 07 turmas nos níveis Intermediários (I, II e III) e 09 turmas nos níveis Avançados (I e II), totalizando 255 servidores matriculados.

Considerando que o Programa completo tem duração de 8 semestres e que se iniciou em 2014, um dado importante é que até o 1º semestre de 2017, ou seja, antes mesmo da conclusão desses 8 períodos,  57 alunos já completaram o Programa, com previsão de que outros 64 concluam no 2º semestre, ocorrendo novas conclusões em número semelhante   a cada novo semestre ao longo de 2018 e 2019.

Os alunos frequentam as aulas na EDUCORP, em salas projetadas especialmente para cursos de línguas, com periodicidade de 2 vezes por semana, carga horária semanal de 3 horas, totalizando semestralmente 45 horas de capacitação. A frequência exigida é de 75% e nota mínima final 7,0 para aprovação em cada nível. O Programa apresenta um nível de exigência bastante alto e tem obtido níveis de sucesso significativos no desenvolvimento das competências de comunicação em língua inglesa entre os funcionários da Universidade, o que representa um forte importante potencial de contribuição para os indicadores do processo de internacionalização da Universidade.

Veja em detalhe cada uma das turmas em andamento.